Regulação
Logo após a cerimônia na qual a presidente Dilma Roussna anunciou o aumento da mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel, o titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, concedeu entrevista coletiva na qual comentou a novidade.

Em sua fala o ministro ressaltou os benefícios potencias dos novos aumentos da mistura para a agricultura familiar. “A ampliação para o B6 e o B7 amplia as oportunidades de um novo mercado. Mais mercado significa mais produção e mais renda [para os agricultores familiares]”. 

Ele também ressaltou que o MDA está comprometido com a diversificação das matérias-primas disponíveis para a indústria – atualmente dominada pela soja que, em março, representou 73,9% do mercado. “Há um conjunto importante de tecnologias sendo pesquisadas para que a gente possa estimular, cada vez mais, as vocações regionais”.

Rossetto também tranquilizou o mercado ao afirmar que o aumento da mistura não deverá gerar impactos sobre o preço da soja e, em especial, do farelo de soja. “A medida em que cresce o mercado para o óleo de soja (...) há uma diminuição relativa do preço do farelo e, portanto, do preço da proteína no Brasil”.

“Esse é um momento histórico onde o Brasil reafirma seu compromisso estratégico com uma matriz de combustíveis cada vez mais limpa”, comemorou.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com

Veja mais